Síndrome do Ovário Policístico causa infertilidade

11/14/2016 03:32:00 PM

Irregularidade da menstruação é o principal sinal do problema


 A síndrome do ovário policístico, conhecida como SOP, é uma das principais causas de infertilidade feminina no mundo. Caracterizado basicamente pela presença de muitos óvulos no ovário, o problema dá sinais fáceis de serem identificados, mas muitas mulheres só se dão conta quando encaram a dificuldade de engravidar.

Segundo o ginecologista Luiz Fernando Carvalho, especialista em reprodução humana e endometriose e diretor do Baby Center, a doença é diagnosticada por uma análise médica chamada tríade. “A presença de muitos folículos no ovário, associada à não ovulação ou irregularidade menstrual e ao aumento de hormônios masculinos na circulação da mulher, nos permite constatar a SOP”, explica. “O primeiro passo é fazer a ultrassonografia para checar o excesso de óvulos, por isso é tão importante estar atenta aos sintomas e buscar ajuda especializada assim que desconfiar”, orienta.

Normalmente, a doença é descoberta entre os 18 e 35 anos da mulher, período em que a ovulação deveria acontecer naturalmente. “Menstruar quinzenalmente ou cada 90 dias não é normal e pode ser um sinal de que algo está errado. Além da irregularidade, o aumento de hormônios androgênicos como a testosterona é um sintoma bastante perceptível”, complementa Dr. Luiz, explicando que mais pelos no rosto, braço ou na barriga, alteração na voz, ganho de peso e aumento da libido, podem revelar hormônios masculinos na circulação.

Além da infertilidade, ao longo prazo a SOP pode desencadear sérios problemas como câncer de endométrio, diabetes e enfermidades no útero, portanto, deve ser tratada o quanto antes. De acordo com o médico, a síndrome não tem cura, mas possui tratamento crônico para controlar os sintomas e permitir uma vida saudável à paciente, inclusive com direito a maternidade. “São diversos os tratamentos, mas o mais comum é a indução da ovulação e a correção dos hormônios masculinos, ambas por meio de medicação”, finaliza.

You Might Also Like

1 comentários

  1. Passando pra desejar feliz e abençoado Natal, com muita luz, saúde, amor e paz! bjs

    ResponderExcluir

❤❤Instagram❤❤