Tablets e smartphones fizeram dor na coluna virar problema de criança
7/14/2016 05:53:00 PM
Daniela tinha uma consulta marcada com um neurocirurgião para tratar de uma dor no ciático e aproveitou para levar o filho. Durante o atendimento, o especialista começou a questionar o que Igor fazia nas horas vagas e identificou que ele estava com um problema muscular pela postura em que ficava quando usava o tablet para brincar. "Como o iPad estava com a bateria viciada, ele só funcionava plugado na tomada, por isso o Igor sentava todo torto em uma cadeira moderna, de design, aquele tipo de móvel pouco anatômico e desconfortável, tudo para manter o aparelho conectado na tomada."
Segundo o neurocirurgião Vinicius Benites, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), as crianças estão sentindo mais dores nas costas. Estudos brasileiros constataram que a prevalência de dor nas costas varia de 32% a 57% entre crianças de sete a 14 anos. “Um dos motivos é a diminuição da prática de atividade física. Antigamente, era comum brincar na rua e correr, mas, hoje, todas as atividades estão concentradas em torno de algum brinquedo tecnológico. Sem a prática de exercício, as crianças ficam sedentárias e a musculatura abdominal fica fraca, deixando a coluna desprotegida”, explica Benites.
“Até a década passada, o maior vilão para a coluna vertebral das crianças e adolescentes era o peso das mochilas. Atualmente, observamos claramente que o padrão de dor nas costas nessa faixa etária mudou, e os grandes vilões passaram a ser tablets e smartphones. Eles chegam a representar 75% das causas de dores nas costas nas crianças e adolescentes”, fala João Paulo Bergamaschi, médico especialista em coluna vertebral do Hospital Samaritano, ambos em São Paulo.
Ainda que as estruturas da coluna infantil sejam mais hidratadas e os riscos de lesões sejam menores, se a má postura não for corrigida, a criança poderá sofrer com os danos a essa parte do corpo. "A repetição crônica dessas más posturas pode levar ao aumento do risco de desenvolver alterações nas curvaturas da coluna, como escoliose (curvatura lateral) e cifose (desvio). Também há o risco de desgaste prematuro com ocorrência de degeneração discal e hérnias", explica Alexandre Fogaça Cristante, ortopedista do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo).
"A coluna possui várias curvaturas. Uma compensa a outra, uma está mais estendida, outra mais suave para trás, mas, ao ficar muitas horas com má postura, as vértebras são prejudicadas, o que pode evoluir para uma artrose [quando o tecido flexível nas extremidades dos ossos se desgasta] no futuro", afirma Pedro Pires, presidente da SBCM (Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão).
Atualmente, o tratamento para as crianças e adolescentes com dores musculares é medicamentoso. Segundo Benites, os remédios mais usados são relaxantes musculares e anti-inflamatórios. "Também recomendamos fisioterapia e RPG para recuperar a musculatura e a postura, além de incentivar que a criança passe a praticar atividade física para desenvolver os músculos", afirma Cristante.
Igor não precisou de nenhuma medicação para aliviar a dor, mas trocou o lugar que usava o tablet, além de reduzir o tempo que fica no aparelho ininterruptamente. "Já não deixava ele usar o iPad à vontade, mas o médico recomendou que ele evitasse ficar 30 minutos na mesma posição, sem se movimentar, portanto, essa é uma regra, mesmo que esteja no meio da fase, ele pausa para se alongar", diz Daniela.
Postura correta é prevenção


De acordo com os especialistas, a posição segura para usar o tablet e o celular é com a coluna ereta e a lombar apoiada na cadeira, braços sobre a mesa e o aparelho na altura dos olhos. "Também recomendamos alternar a digitação entre polegar e outros dedos, além de reduzir a velocidade da digitação para também não sobrecarregar as articulações, músculos e tendões das mãos", explica Pires.

1 comentários
Eu concordo com tudo que foi dito porque tive dores na coluna e no pescoço de tanto ficar no celular de mau jeito, agora procuro me polícia e corrijo a coluna e o pescoço.
ResponderExcluir