Dicas para uma sombra bem feita

11/07/2013 02:57:00 PM



Toda mulher tem algum segredinho para dar um toque especial na maquiagem. E se você quer arrasar no make, uma boa sombra é fundamental: ela realça o olhar e harmoniza os traços do rosto, além de ser uma maneira divertida de brincar com os tons.
“A sombra é muito importante, pois cria perspectiva e jogos de luz no rosto. Esses efeitos ajudam a completar o visual”, afirma a maquiadora Marta Mello. É por isso que preparamos algumas dicas valiosas sobre as cores ideais, como escolher entre tantas opções disponíveis e de que modo aplicar corretamente os produtos que você encontra nas lojas.
Tipos
Antes, você precisa conhecer alguns detalhes dos principais tipos de sombra: 
  • Compacta - ideal para quem não tem muita prática na arte de se maquiar. “Elas têm partículas ultrafinas e textura micronizada, o que dá um acabamento mais aveludado, além de não borrarem”, afirma Marta.
  • Solta (ou “asa de borboleta”) - é perfeita para inventar perspectivas e formas mais detalhadas e artísticas. Experimente, crie e divirta-se tentando diferentes combinações. Mas atenção: por ser muito leve, ela pode cair e deixar manchas na região dos olhos. Por isso, tome cuidado na hora de fazer o make.
  • Em creme - não é bem-vista pelos especialistas. Para eles, apesar de ter uma aplicação mais rápida, o produto derrete com facilidade e tende a se acumular na dobrinha da pálpebra. “Quem gosta de esfumar a sombra, por exemplo, deve descartar essa opção”, destaca Marta.
Cores e efeitos
Agora vem a melhor parte: escolher a cor. Esse é um desafio gostoso até para os especialistas. O maquiador Danilo Donadeli conta que, por causa da variedade de lançamentos das marcas, você pode fazer inúmeras combinações. Então, não se prenda a regras: dê asas à criatividade e experimente, mas sem abrir mão do bom senso.
“Caso esteja com uma roupa bem colorida e estampada, por exemplo, invista em tons mais neutros ou se inspire nas próprias peças do look para que o conjunto seja discreto”, afirma.
Quando a ideia é conseguir um visual moderno e elegante, procure harmonizar as cores que você tem com as do batom. Dessa maneira, os tons não “brigam” entre si. Já se os seus olhos têm uma tonalidade viva, use batons mais neutros. Mas se der vontade de valorizar os lábios com uma cor diferente e chamativa, consiga o equilíbrio deixando a sombra mais discreta.
Dica: as sombras opacas ou acetinadas são outras duas opções, ideais para o dia a dia. Mas se você vai a uma ocasião especial, como uma festa ou um evento à noite, ouse com as cintilantes, porque elas realçam ainda mais os seus traços.
As escolhas certeiras para quem não quer arriscar são as paletas de marrom, bege e cobre, assim como as de cinza e preto. Outra dica é usar sempre mais de um tom, deixando o escuro próximo da pálpebra e do canto externo dos olhos. No meio, e até o osso da pálpebra, aplique tonalidades médias. Já as mais claras, que ajudam a abrir o olhar, devem dar vida ao canto interno.
“Essa combinação é ótima, pois define bem os olhos. Quem não quiser usar três tons pode também combinar apenas dois para criar esse efeito”, completa. E para que o resultado fique ainda mais bonito e natural, esfume as cores ao final, misturando-as, principalmente onde elas se juntam, para eliminar as marcações.
Erros comuns
Sombra somente na parte de baixo da pálpebra, formando uma linha sobre o olho, é um erro. Fuja disso! “Ao abrir os olhos, nem dá para perceber que estamos maquiadas. O ideal é ir um pouco além, tanto para os lados quanto para cima, marcando bem o côncavo, mas sem chegar à sobrancelha”, sugere a maquiadora Marta.
“E evite fazer tudo com os dedos”, avisa Danilo. “Como eles absorvem o produto, a quantidade de sombra que fica na pálpebra acaba sendo menor em relação ao uso do pincel. Além disso, com o toque, você corre o risco de tirar um pouco do que já estava aplicado”, complementa.
Como aplicar
De nada adianta escolher a cor se ela não for bem aplicada. Por isso, fique atenta às diferenças entre os principais pincéis, assim como aos efeitos que eles ajudam a fazer.
O mais comum é o de formato achatado, indicado para passar uma primeira camada e marcar o côncavo. Se você gosta de tons bem definidos perto da pálpebra, prefira os pincéis chanfrados, que têm cerdas finas e bem durinhas, cortadas na diagonal.
Já para esfumar, recomenda-se o tipo oval, com mais volume e cerdas fofas. Uma boa dica é umedecer levemente o pincel na água antes de aplicar a sombra: além de fixá-la melhor, a umidade deixa a cor intensa.

Image and video hosting by TinyPic

You Might Also Like

2 comentários

  1. nossa ficou perfeito muito legal as dicas

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas *-* Obrigada agora meus makes vão ficar ótimos,
    Beijos
    www.entendademoda.com.br

    ResponderExcluir

❤❤Instagram❤❤